Corpo da mulher muda após os 40 anos

corpoMulher

 

A chegada dos 40 anos marca inúmeras transições no corpo de uma mulher. De acordo com o ginecologista Rogério Felizi, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, entre as alterações mais importantes que o corpo feminino sofre estão as mudanças hormonais, a redução do metabolismo, a perda da densidade óssea e a perda de massa muscular.

Os hormônios que sofrem mais alterações nesse período são os níveis de progesterona e estrogênio, hormônios femininos relacionados à lubrificação vaginal, absorção de cálcio e às características da pele, unha e cabelo. Outro hormônio que sofre alteração é a testosterona, ligado ao desejo sexual e à massa muscular. Com a alteração desses hormônios, há prejuízos na absorção de cálcio, resultando na perda de massa óssea, diminuição da massa muscular, redução da lubrificação da vagina e do desejo sexual.

A alteração hormonal faz também com que as mulheres tenham mudanças no humor, podendo ter alguns sintomas depressivos. Segundo o ginecologista, mulheres que tenham tido um diagnóstico prévio de transtornos do humor e depressão podem apresentar piora nos sintomas nesse período.

A mudança nos níveis dos hormônios faz também com que a menstruação apareça de maneira irregular e mais intensa devido a aproximação da menopausa. Essas alterações podem ser mais marcantes entre mulheres que tenham problemas uterinos, como miomas e adenomiose uterina, crescimento do tecido endometrial na musculatura no útero.

Após os 40, há também a mudança na pele da mulher, que pode apresentar rugas devido à diminuição do colágeno, acúmulo de substâncias oxidantes e diminuição da circulação. Há também a probabilidade de aparecimento de acne e pelos, mas essa mudança é mais comum após os 60 anos, quando há um breve aumento nos níveis de testosterona.

Fonte: R7

Corpo da mulher muda após os 40 anos
×